No dia 22 de março de 2011, terça feira, iniciaram-se as aulas de Inclusão Digital com um grupo de pessoas de diversas faixas etárias tendo alunos com idades de 12 a 44 anos. O curso realizou-se no período noturno, das 19h15min horas ás 22h15min na Sala de Informática da Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora Da Purificação, de Nova Candelária.
Tendo assim realidades muito diferentes, os mais novos entenderam que devemos ajudar uns aos outros, pois compreenderam o grau de dificuldade que as pessoas com mais idade possuem.
Iniciaram-se então as aulas, com o auxilio de um datashow, para projetar as atividades realizadas, e poder ensinar melhor. De inicio conhecer uns aos outros e depois o inicio definitivo das aulas com os princípios básicos da informática: conhecendo o computador, periféricos e atividades em geral, criando uma pasta própria para cada usuário.
Foto datashow
Na quarta feira 23 de março iniciou-se a explicação do pacote Office com o Office Word. Nele partiu-se do principio básico, inserindo um texto, imagens, formatação básica, tipos de fonte, tamanho da fonte, cor e estilo. Espaçamento entre linhas, parágrafos, como inserir tabela, figuras e formas, wordart, orientação de pagina, marca d’agua, corda pagina, bordas, quebras de pagina, salvar.
Na quinta feira, dia 24 de março, iniciamos a parte do Office Excel, onde partiu-se do principio básico, inserindo um texto, imagens, formatação básica, tipos de fonte, tamanho da fonte, cor e estilo. Observou-se também a ensinar a fazer contas, de subtração, adição, contas básicas que lhes pode ser útil em seu dia-a-dia, como também a bloquear uma planilha, ou determinadas células. Exercícios gerais sobre o mesmo.
Na sexta feira, 25 de março, iniciou-se a parte do Microsoft Office PowerPoint, onde os alunos realizaram uma apresentação, contendo imagens, textos, e formas. No mesmo foram explicadas as ferramentas principais do programa, onde no mesmo configurou-se o slide mestre, com a explicação do mesmo, como inserir um novo e deletar o mesmo, design e animação, e depois como salvar o mesmo.
Na terça feira dia 29 de março iniciou-se as aulas de hardware, periféricos. Onde os alunos passaram a conhecer o computador em si, placa mãe, memória, HD, fonte, coller, processador e drive de cd e DVD, no qual os alunos esporam suas duvidas perguntando sobre eventuais problemas e soluções.
Na quarta feira dia 30 de março, iniciamos a parte de introdução a internet, como navegar e pesquisar, baixar imagens e musicas, salvando-as em pastas, organização do computador, como gravar mídias e descarregar imagens.
Na quinta, 31 de março, realizou-se uma aula diferente com perguntas e respostas, onde os alunos tiraram suas duvidas finais em relação a área da informática, onde na oportunidade realizou-se perguntas diversas aos estudantes, questionamentos e resultados obtidos em relação, e o que esperavam do mesmo.
Com as expectativas cumpridas, encerrou-se o curso de inclusão digital, com 21 (vinte e uma) horas aula, somente faltando a entrega dos certificados de inclusão digital, a estes jovens aprendizes.